3 razões para contratar armazenamento em nuvem para empresas

Conheça os benefícios do armazenamento em nuvem para empresas.

Armazenamento em nuvem para empresas é uma ação com grande impacto nas organizações e, de certa forma, familiar.

Na vida pessoal estamos acostumados a guardar arquivos e conteúdos em serviços de nuvem, muitas vezes gratuitos. O Google Drive e iCloud são bons exemplos. Isso permite o acesso aos arquivos a qualquer hora e de qualquer lugar. Basta estar com um dispositivo em mãos.

O cloud computing também passou a influenciar o dia a dia das organizações. A tecnologia de migração e armazenamento em nuvem surgiram na década de 90.

Desde então, passaram se desenvolver para atender as necessidades de hospedagem e operações críticas de T.I. O desenvolvimento e lançamento de aplicações são alguns exemplos da utilidade do cloud.

Leia também nosso artigo sobre as vantagens do cloud migration para a área de negócios

Então, no primeiro trimestre de 2020, veio a pandemia e a necessidade de manter os negócios funcionando da melhor maneira. Um grande número de empresas optaram por hospedar as informações nos serviços de nuvem.

A pesquisa Why Organizations Are Moving To The Cloud descobriu os três principais motivos que levam as empresas a buscar serviços de nuvem. São eles:

  • Segurança e proteção de dados;
  • Modernização de dados;
  • Custo e desempenho das operações de T.I.

Segurança e proteção dos dados

A principal razão das empresas buscarem hospedagem na nuvem, com 58% das escolhas, é a segurança. Áreas de tecnologia podem sofrer cibe ataques cada vez mais sofisticados, por isso, os serviços de cloud evoluíram para manter todos os dados no ar.

Com práticas eficientes de segurança, recuperação de dados, estrutura física e humana, podemos dizer que servidores em nuvem são mais seguros do que as estruturas locais das empresas.

Modernização de dados

O segundo motivo mais importante para hospedar as informações das empresas na nuvem, é a possibilidade de extrair dados com agilidade.

Muitos profissionais dependem de fluxos de insights e mineração de informações para analisar operações e produtividade. Dos participantes da pesquisa, 90% responderam que a maioria dos dados da sua empresa já estão hospedados na nuvem.

Custo e desempenho das operações de TI

Organizar dados e informações na nuvem está além das facilidades e segurança que a tecnologia oferece.

Os custos do serviço variam de acordo com a necessidade das áreas de desenvolvimento e infraestrutura.

Com a variação do mercado, a compra pode ser feita gradualmente e de maneira escalável.

Who wrote this post?

Joel Zamboni
Joel Zamboni is an entrepreneur with a business in technology, digital services, and coffee. Joel's career was developed in managed services with experience in international and complex enterprise environments. He worked on several projects including the migration of full data centers with thousands of servers to AWS & Google Cloud and more than 20.000 users to G Suite. He has extensive experience in the deployment and monitoring of Web Apps, Content Management, Billing Systems, CRM, ERP in companies like Nextel International, AARP, Natura, AOL, and HP.