Aprenda a planejar seu armazenamento em nuvem

No intuito de fazer parte de um ambiente de computação em nuvem, as organizações utilizam processos e ferramentas de planejamento para alcançar redução de custos, melhorar a velocidade da implementação de sistemas e melhorar a disponibilidade dos mesmos. Esses processos e ferramentas fornecem aos responsáveis pelo sistema as informações necessárias para gerenciar seu ambiente e planejar futuras necessidades de computação.

Assim, para usar o armazenamento em nuvem nas empresas, é necessário que os profissionais tenham um planejamento bem definido pois existem pontos importantes, que precisarão de atenção no início da migração para ambientes de cloud computing.

Com mais de 1 ano e meio de pandemia impactando a vida das pessoas, será preciso um cuidado especial para tomar decisões, elas certamente irão afetar seu modo de trabalho.
Os departamentos de TI sempre estiveram no centro dos negócios e hoje são peças mais que fundamentais para a continuidade das empresas.

Apesar do destaque, o volume de trabalho aumentou consideravelmente em todos os setores no formato home office e com isso, a atenção das áreas de TI está voltada para a segurança das informações e disponibilidade de sistemas.

Existem muitas vantagens da nuvem para o seu negócio quando a tecnologia se torna parte da estratégia. Entre elas, a possibilidade de monitorar e automatizar as atividades digitais. Com uma operação ágil e protegida, as empresas podem atingir uma performance alta o ano todo. Outro ponto importante da migração, é a segurança.

Provedores do mercado, como o Google Cloud e a Amazon Web Services (AWS) dedicam uma boa parte da sua equipe de desenvolvedores para sempre desenvolver novos e melhores sistemas de segurança. A iminência de ataques, como malwares tem acontecido frequentemente e é fundamental que a atualização dos dispositivos de segurança faça parte da rotina da empresa.

Vale lembrar que a elasticidade de estrutura também é um destaque importante. O armazenamento em nuvem e estruturas de cloud computing permite escalabilidade para os negócios. É possível aumentar ou reduzir sua infraestrutura de maneira ágil e econômica sem risco de perda de dados.

Portanto, se migrar para a nuvem está nos planos do negócio mas não sabe por onde começar, a Webera opera e gerencia todo o processo de cloud migration para você.


Inicie o seu armazenamento em nuvem, respondendo 4 pontos essenciais:

  1. AVALIAÇÃO: identifique a equipe, tenha uma visão geral do cenário de TI e decida quais aplicativos mover primeiro.
  2. PLANEJAMENTO: escolha uma ou mais estratégias de migração, considere uma solução com base em streaming e faça o teste do desempenho dos seus aplicativos em nuvem.
  3. MIGRAÇÃO: use uma abordagem ágil e em fases que permita voltar à configuração no local se necessário.
  4. OTIMIZAÇÃO: ajuste seu ambiente em nuvem para alinhar o uso com os recursos de demanda e implementação, como redução de custos e controle financeiro.

WEBERA ADVICE 

Baixe o guia completo, e aproveite para conferir a lista de verificação detalhada para a sua jornada na nuvem.

Clique aqui e fale conosco, nós somos especialistas nessa jornada.

Who wrote this post?

Joel Zamboni
Joel Zamboni is an entrepreneur with a business in technology, digital services, and coffee. Joel's career was developed in managed services with experience in international and complex enterprise environments. He worked on several projects including the migration of full data centers with thousands of servers to AWS & Google Cloud and more than 20.000 users to G Suite. He has extensive experience in the deployment and monitoring of Web Apps, Content Management, Billing Systems, CRM, ERP in companies like Nextel International, AARP, Natura, AOL, and HP.