O DevOps e a entrega contínua nas empresas

Ao falar sobre DevOps não podemos dizer que apenas os desenvolvedores realizam tarefas de operações de TI e que as equipes de operações apenas “codificam”. 

O DevOps conecta as equipes de desenvolvimento e operações de uma empresa, muito mais do que estamos acostumados a ver.

Ao invés dos desenvolvedores cumprirem suas tarefas e depois passarem o trabalho para a equipe de operações, os dois grupos trabalham juntos e se ajudam mutuamente.


Neste artigo, respondemos duas perguntas centrais: 

→ Como o DevOps beneficia uma empresa?

→ Por que sua empresa deve adotar a metodologia DevOps? 


Vamos lá!


Execuções ágeis e equipes mais responsivas

Todas as organizações desejam ter um ambiente estável, mas também precisam implementar algumas mudanças de agilidade. 

As práticas de DevOps tornam mais fácil o atingimento das metas por meio de mudanças frequentes, geralmente feitas por meio de um processo de integração / entrega contínua no código.

O uso de atualizações frequentes e secundárias de uma versão de software deve trazer mais confiança e objetividade aos desenvolvedores. Assim, ter mais metas porém menores e mais realisticamente atingíveis ​​pode ser preferível a ter uma equipe passando vários meses em um único projeto complexo que pode estar deficiente no lançamento.

Nesse processo a equipe de TI ficará mais ágil e focada nessas iniciativas procurando a melhor forma de atingir os objetivos, podendo também prever eventuais obstáculos.


Práticas que mantêm o UX limitado

Quando as equipes de desenvolvedores e operações trabalham juntas, todos podem tomar decisões precisas. Os desenvolvedores podem presumir que os requisitos de software específicos sejam atendidos – por exemplo, um site criado com base no pressuposto de que todos os usuários o acessarão por meio do navegador Chrome do Google. E com isso, a equipe de operações pode verificar essas decisões antes que algo esteja totalmente projetado. 

Afinal, as equipes de operações geralmente conhecem as reclamações dos usuários primeiro.

Tanto os desenvolvedores quanto o time de operações podem implementar a infraestrutura como código se a plataforma precisa ser escalonada rapidamente. Por meio dessa cooperação, uma organização pode verificar os benefícios do DevOps de várias maneiras, como por exemplo:

→ Mudanças certeiras implementadas desde o início dos trabalhos;

→ Alta confiabilidade do cliente ao ver que suas necessidades estão sendo atendidas. 

→ Criação de uma infraestrutura mais flexível, melhor monitorada e mais adaptável às necessidades do usuário; 

→ Equipes informadas; 

→ Clientes mais envolvidos.

Uma equipe de operações de alto desempenho precisa ter domínio da comunicação com os usuários finais. Com isso, será possível compartilhar informações sobre interrupções, atualizações e outras informações úteis. 

É importante mencionar que, quando esses profissionais de operações também entendem o que os desenvolvedores estão tentando alcançar, eles podem fornecer conselhos valiosos sobre qual informação é urgente relatar. 

A equipe de operações também pode resolver os problemas do usuário, faz-se um filtro para proteger os desenvolvedores de ruídos, além de beneficiar a equipe de operações para identificar tendências e entender os problemas. 

Portanto, levar essas informações para a equipe de desenvolvimento para resolução torna-se um ciclo de feedback útil.

Com a colaboração que o DevOps traz, os desenvolvedores são auxiliados e as equipes de operações mantém a documentação com qualidade e atualizada. Os registros de alterações e os artigos da base de conhecimento podem ser usados ​​para algo que está faltando ou precisa ser enviado para correção. 


Quando grupos investem e veem como o DevOps os beneficia, eles querem ir além, principalmente quando os clientes finais percebem que a empresa trabalha em conjunto.

Eles valorizam uma boa comunicação sobre a determinação do produto de interesse. Os problemas de suporte estão sendo resolvidos mais rapidamente, porque a pessoa com quem falam entende como o produto funciona. 

Afinal, a experiência prática de suporte aumenta a fidelidade do cliente.

Embora os benefícios do DevOps possam ser impressionantes, uma mudança não é simples.
Portanto, ao invés de impor mudanças, é fundamental buscar o apoio das equipes, pois a transição deve ser confortável e garantir que todos entendam como o DevOps beneficia o negócio. 


Saiba mais, entre em contato conosco!

Who wrote this post?

Joel Zamboni
Joel Zamboni is an entrepreneur with a business in technology, digital services, and coffee. Joel's career was developed in managed services with experience in international and complex enterprise environments. He worked on several projects including the migration of full data centers with thousands of servers to AWS & Google Cloud and more than 20.000 users to G Suite. He has extensive experience in the deployment and monitoring of Web Apps, Content Management, Billing Systems, CRM, ERP in companies like Nextel International, AARP, Natura, AOL, and HP.